Encontro com a comissão de luta contra a exploração de Caulino
«A democracia afirma-se quando a população não abdica do direito de participação»
08 de Dezembro de 2015
No concelho de Soure participou num almoço de apoiantes. De seguida uma delegação da candidatura deslocou-se ao lugar de Bonitos onde reuniu com a comissão de luta contra a exploração de Caulino.
Edgar Silva deslocou-se ao concelho de Soure onde participou num almoço de apoiantes, onde interveio também o Mandatário distrital da candidatura Mário Nogueira. De seguida uma delegação da candidatura deslocou-se ao lugar de Bonitos onde reuniu com a comissão de luta contra a exploração de Caulino.
A sala da Associação recreativa de Bonitos encheu para transmitir ao candidato as preocupações com a possibilidade de vir a existir uma exploração de caulino a escassos metros das zonas habitadas. O governo PSD/CDS, no quadro de alienação dos recursos minerais do País previsto no pacto assinado com a troika, atribuiu ao desbarato concessões de extracção de minerais. No distrito de Coimbra foram concessionados centenas de hectares destinados à extracção deste mineral em vários concelhos, sem qualquer estudo ou avaliação do impacto ambiental. Existem várias preocupações nomeadamente com os lençóis freáticos, com o impacto do pó da extracção nas actividades agrícolas e florestais, assim como o impacto na qualidade de vida, dado que grande parte da exploração fica muito próxima da zona habitacional.
O candidato valorizou a unidade da população que não abdicou de exercer o seu direito de participação e que desta forma que se afirma a democracia. Este é mais um exemplo de sobreposição de interesses económicos sobre a Natureza, deixando um rasto de danos humanos e ambientais. Para uma responsável utilização dos recursos nacionais, o Estado não se pode demitir das obrigações de planificar, coordenar, vigiar e sancionar, tal como prevê o texto constitucional.