Encontro com reformados em Lisboa
A «força juvenil» dos valores de Abril
12 de Janeiro de 2016
Na sessão com reformados que encheu por completo o salão da Casa do Alentejo, em Lisboa, Edgar Silva valorizou a «força juvenil» que emanou da iniciativa. Recebido ao som de «Abril vencerá», entoada em uníssono, o candidato à Presidência da República foi várias vezes interrompidos por manifestações de apoio e estímulo pelas centenas de pessoas presentes.
O tema escolhido por Edgar Silva para a sua intervenção foi, uma vez mais a pobreza, que afecta um terço dos portugueses e atinge com especial violência os reformados, pensionistas e idosos que, após trabalharem uma vida inteira, são empurrados para uma velhice dura e para a dependência de filhos e netos. O apoio social existente é escasso e, em muitas situações, demasiado dispendioso para a generalidade dos reformados.
Chamando a atenção para as causas da pobreza – o desemprego, a precariedade, os baixos salários e reformas – o candidato voltou a insistir na ideia de que não basta constatar que a pobreza é expressiva e crescente: há que a combater com políticas económicas, sociais e fiscais justas. O Presidente da República simplesmente não pode aceitar passivamente que um terço do povo que representa e o elege esteja em situação de pobreza.