Edgar Silva com a CGTP-IN
03 de Novembro de 2015
Edgar Silva promoveu um encontro com a CGTP-IN, tendo a oportunidade de apresentar as linhas fundamentais da sua candidatura.
Edgar Silva promoveu um encontro com a CGTP-IN, tendo a oportunidade de apresentar as linhas fundamentais da sua candidatura.
Tal como já expusera aquando da sua apresentação, Edgar Silva reafirmou junto da delegação da CGTP-IN o seu compromisso de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República, frisando como elemento central deste compromisso a defesa da constituição laboral. A este propósito, sublinhou que sendo verdade que ao Presidente da República não cabe governar, também não é menos verdade que perante uma Constituição que em matéria económica, social e laboral não é neutra, que fez e faz uma opção clara em favor do trabalho e dos trabalhadores, exige-se que o Presidente para cumprir o seu juramento assuma essa mesma opção, ou seja, assuma a opção de estar ao lado dos trabalhadores, dos seus direitos e anseios.
Edgar Silva identificou na reunião aspectos concretos a que urge dar resposta imediata, como as questões da valorização geral dos salários e do salário mínimo nacional para os 600 euros em Janeiro de 2016; a importância da contratação colectiva e da criação de emprego; o combate à precariedade e uma mais justa distribuição da riqueza.
Da parte da CGTP-IN foi saudada a candidatura de Edgar Silva e foram afirmadas as linhas fundamentais de acção sindical da central. Linhas essas que tendo na Constituição da República a plataforma política fundamental, estão, em vários planos, em sintonia com os princípios da candidatura preconizada por Edgar Silva.
A reunião, que durou mais de uma hora, serviu ainda para Edgar Silva deixar o compromisso de tudo fazer para que questões como os direitos dos trabalhadores, salários e a justiça social estejam presentes e no centro do debate político em todo o período de campanha eleitoral.